Ao realizar uma compra, a nota fiscal deve ser emitida como “comprovante” de que esta foi realizada. Muito além, trata-se de um documento, tanto para fornecedor como também para o comprador, que garante uma série de direitos.
Ou seja, muito diferente do que os empreendedores pensam, a emissão da nota traz uma série de benefícios a você.
A seguir, conheça alguns motivos para emitir nota fiscal em seu negócio:
1) Confiança dos clientes
Provavelmente, você já imaginava que a nota fiscal poderia trazer alguns benefícios ao seu cliente. Mas, além disso, ao disponibilizar este documento ao seu público, automaticamente você estará ganhando a confiança.
Isso porque, a nota fiscal permite:
- O acúmulo de créditos em alguns locais, como é o caso do Paraná;
- A possibilidade de reclamação e busca pelos direitos do consumidor;
- Conhecimento sobre todos os impostos que estão sendo pagos.
2) Comprovação da legalidade dos produtos
Quando se emite a nota fiscal, automaticamente, impostos estão sendo pagos, e isso garantirá a legalidade dos produtos que estão sendo vendidos em seu estabelecimento.
Ou seja, novamente, é um “benefício” no que diz respeito a conquistar a confiança de seus clientes.
3) Cumprimento de ordens fiscais
A emissão da nota, automaticamente, irá livrar o seu estabelecimento de uma série de punições legais.
Pois, aqueles que não emitem o documento, podem ser penalizados pela sonegação de impostos, o que traz sérias consequências ao comerciante, podendo implicar inclusive em fechamento da empresa e prisão.
4) Auxílio na contabilidade da empresa
O conhecimento dos produtos vendidos e/ou serviços prestados, além da quantidade a ser paga de impostos, são possibilidades quando se emite a nota fiscal.
Com isso, os comerciantes estão facilitando a organização das finanças, bem como a contabilidade em geral da sua empresa.
5) Inúmeras possibilidades
Atualmente, e graças às inovações tecnológicas, existem diversas maneiras de emitir a nota fiscal em seu negócio, que tornam esta tarefa extremamente fácil e rápida.
Dentre as modalidades, pode-se falar na nota fiscal eletrônica, a qual já é obrigatória para alguns segmentos. Dentre seus benefícios, pode-se falar em:
- Facilidade em gerar;
- Presença de softwares específicos que agilizam o processo;
- Organização de todos os dados e valores também de maneira eletrônica.
Vale lembrar que existe a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, a qual dispensa a necessidade de impressões, e pode ser enviada diretamente ao cliente. Além disso, é uma modalidade utilizada em casos de compras online.
6) Contribuição social
Mediante a emissão da nota, impostos precisam ser pagos. Com isso, tanto o consumidor como o empreendedor estarão contribuindo para diversas esferas sociais, como construção e manutenção de escolas, hospitais, creches, e etc.
Agora que você já sabe da importância e dos benefícios sobre emitir a nota fiscal, não vai deixar passar, não é mesmo?! Nós, da Controle Agora, podemos te ajudar! Continue acompanhando o blog, para saber muito mais!