Qual a estrutura de um bom controle financeiro?

controle financeiro

Qual a estrutura de um bom controle financeiro?

Qual a estrutura de um bom controle financeiro? 1200 668 Controle Agora

Conheça os controles financeiros que toda a empresa precisa ter

Todos sabemos que as grandes empresas contam com respaldo significativo de controles financeiros. Entretanto, as pequenas e médias empresas, normalmente carecem de estrutura de um bom controle financeiro.

Toda pequena e média empresa precisa de controles financeiros internos para ajudar a garantir que seus recursos sejam gerenciados adequadamente. Sem eles, sua empresa corre o risco de fraudes, escassez de fluxo de caixa ou até falência.

Então, conheça diversas formas de realizar um bom controle financeiro para que sua empresa esteja preparada para qualquer situação. Confira:

Mantenha separadas suas finanças pessoais e de negócios

Nunca misture negócios e finanças pessoais. Se você emprestar à sua empresa ou vice- versa, documente adequadamente a transação com uma nota promissória especificando os termos do pagamento.

Crie projeções mensais de fluxo de caixa

Se o seu fluxo de caixa real ficar aquém das projeções, investigue as razões e jamais perca esse número de vista.

Revise os extratos bancários e de cartões de crédito da empresa em detalhes

Muitas vezes, é complicado revisar os extratos bancários devido ao excesso de trabalho. Mas, embora seja um controle simples e chato de fazer, ele é fundamental.

O uso de cartões de crédito para despesas da empresa pode até simplificar a preparação contábil e tributária.

No entanto, quanto mais funcionários tiverem acesso ao uso dos cartões de crédito da empresa, maior a chance de fraude. Então, faça com que os funcionários documentem todas as despesas com recibos detalhados.

Automatize o controle de estoque

Os estoques geralmente correm o risco de serem danificados, roubados ou perdidos. A automatização é uma excelente forma de controlar o estoque de maneira rápida e eficiente.

Monitore as transações no ponto de venda

Aqui vale a velha dica. Conte seu dinheiro na gaveta do caixa no início e no final de cada dia útil. Melhor ainda é contar com um software de ponto de venda que exija o login de cada funcionário. Esse tipo de software aumenta muito a segurança do caixa.

Revise todos os pagamentos efetuados

Compare pagamentos com faturas emitidas. Observe se há faturas duplicadas, novos fornecedores ou várias faturas do mesmo fornecedor em pouco tempo.

Exija que seus fornecedores enviem faturas detalhadas.

Faça com que todos os cheques e pagamentos efetuados sejam assinados ou autorizados pelo proprietário da empresa.

Revise a folha de pagamento

Fique atento a quaisquer variações nos valores. Um bom sistema automatizado de folha de pagamento pode minimizar erros e reduzir o tempo gasto com conferências.
Controle bem as dívidas assumidas pela empresa

Uma boa assessoria de contabilidade pode ajudar você a definir uma proporção máxima de dívida e patrimônio e uma relação mínima de dívida e fluxo de caixa. Mantenha-se dentro desses limites para impedir que sua empresa fique super alavancada.

Procure manter sempre uma provisão emergencial de caixa

Se você tiver uma crise súbita de fluxo de caixa ou encontrar uma oportunidade que requeira um desembolso de caixa, estará preparado para lidar com isso? Sempre tenha algumas fontes de capital em potencial preparadas.

Para ajudar sua empresa a automatizar sua estrutura de controle financeiro sem gastar muito, converse com a Controle Agora. Temos diversos planos para otimizar as atividades financeiras de qualquer porte de empresa, entendendo as limitações de recursos em cada caso. Converse conosco.