Quais os controles financeiros que sua empresa deve ter?

controles financeiros

Quais os controles financeiros que sua empresa deve ter?

Quais os controles financeiros que sua empresa deve ter? 1200 668 Controle Agora

Aprenda como implantar controles financeiros para seu negócio

Todos sabemos que o controle financeiro é essencial nas finanças de qualquer empresa. Mas, você sabe quais os controles financeiros que sua empresa deve ter?

Qualquer processo de desempenho financeiro fica sem sentido se uma estratégia para controlá-lo não for definida e implementada, com base em objetivos consistentes com o estado atual da empresa e seus próximos projetos.

O controle financeiro pode ser interpretado como a análise dos resultados reais de uma empresa, abordados sob diferentes perspectivas e em diferentes momentos, comparado com seus objetivos e planos de negócios de curto, médio e longo prazo.

Essas análises requerem processos de controle e ajuste para garantir que os planos de negócios estejam sendo seguidos e que possam ser alterados em caso de problemas, irregularidades ou alterações imprevistas.

Como projetar um sistema de controle financeiro eficaz para sua empresa?

Antes de implementar uma estratégia de controle financeiro, é necessário projetar o sistema de trabalho que você deve adotar.

Verifique como tudo está funcionando no momento

Nessa etapa, o controle financeiro verifica apenas se tudo está funcionando bem ou mal e se os níveis estabelecidos e objetivos propostos no nível financeiro em relação a vendas, receitas, dívidas e outros estão sendo alcançados.

Desta forma, a empresa se torna mais segura em conhecer seus padrões operacionais. Assim as tomadas de decisões se tornarão mais fáceis.

Detecte erros e oportunidades de melhoria

Qualquer erro nas finanças da empresa pode comprometer a consecução dos objetivos gerais da organização.

Isso pode abrir espaço para que sua empresa perca mercado para seus concorrentes ou comprometa sua própria sobrevivência. Portanto, é importante detectar irregularidades rapidamente.

Também podem ser identificadas várias áreas que, embora não sejam afetadas por graves falhas ou anomalias, poderiam ser aprimoradas para o bem geral da empresa.

Implemente medidas preventivas

Ocasionalmente, o diagnóstico precoce de problemas específicos detectados pelo controle financeiro torna desnecessárias as ações corretivas, pois são substituídas por ações de prevenção.

Comunique e motive seus colaboradores

O conhecimento preciso do estado da empresa, incluindo seus problemas, erros e aspectos que estão sendo tratados corretamente, incentiva uma melhor comunicação com os funcionários e os motiva a garantir que eles tomem decisões ou melhorem os aspectos necessários.

Tome as medidas necessárias

Apenas detectar a situação de controle financeiro da empresa não resolve o problema.

São necessárias ações concretas para recuperar a situação negativa. E isso só ocorre graças às informações específicas e detalhadas fornecidas pelo controle financeiro.

Quais as estratégias de implementação de controle financeiro?

Embora existam muitos tipos e metodologias diferentes, um conjunto comum de etapas pode ser realizado na maioria das estratégias de implementação do controle financeiro.

Passo 1: Análise da Situação inicial

O primeiro passo é realizar uma análise minuciosa, confiável e detalhada da situação da empresa em várias áreas: caixa, lucratividade, vendas, prejuízos, etc.

Passo 2: Preparação das previsões e simulações

Com base na situação inicial analisada acima e no estabelecimento de um conjunto de parâmetros ou indicadores, pode ser preparado um conjunto de previsões e simulações de diferentes contextos e cenários.

Essas simulações são imensamente úteis na tomada de decisões apropriadas sobre aspectos cruciais como investimentos, lucratividade, mudanças nos sistemas de produção, etc.

O estabelecimento de parâmetros ou indicadores é essencial para delimitar exatamente o que é preciso controlar. As áreas mais comuns são: retorno de resultados, situação fiscal, estado de investimentos, ativos, passivos, patrimônio e perdas.

Passo 3: Detecção de desvios nas demonstrações financeiras básicas

As demonstrações financeiras básicas são os documentos que devem ser criados pela empresa na preparação das contas anuais. Os três documentos mais importantes são o balanço geral, o balanço de lucros e prejuízos e a demonstração dos fluxos de caixa.

Essas análises e testes em diferentes ambientes são parte fundamental do controle financeiro, pois permitem que problemas, erros e desvios da situação ideal ou dos objetivos iniciais sejam detectados precocemente.

Passo 4: Correção de desvios

Este é o momento de tomar as ações corretivas para colocar as contas da empresa no caminho certo.

Se você precisa colocar as finanças da sua empresa em ordem, conheça a Controle Agora. Temos diversas opções de serviços e planos para você deixar o controle financeiro da sua empresa em dia. Converse conosco.