BPO financeiro: o que é e quais são suas vantagens?

BPO Financeiro

BPO financeiro: o que é e quais são suas vantagens?

BPO financeiro: o que é e quais são suas vantagens? 1200 668 Controle Agora

Através do BPO você pode melhorar a saúde financeira de sua empresa

O BPO, ou Business Process Outsourcing, é um tipo de terceirização em que um provedor de serviços é contratado para realizar uma ou mais funções de negócios em uma empresa. Vamos conhecer então sobre o que é e quais as vantagens do BPO financeiro.

As empresas podem contratar fornecedores de BPO para os mais diversos tipos de necessidades. O BPO pode abranger operações como processamento de pagamentos, serviços financeiros em geral, consultoria de TI, garantia de qualidade, etc. Também é possível realizar BPO relacionado a funções como marketing, vendas, atendimento com o cliente, ou suporte técnico.

Existe a possibilidade de terceirizar apenas funções específicas dentro de uma área. Por exemplo, em vez de terceirizar todas as funções de RH, a empresa resolve fazer BPO apenas dos processos de folha de pagamento.

Ao longo dos anos, a indústria do BPO se expandiu consideravelmente e hoje oferece uma ampla gama de serviços e funções.

Quais os benefícios do BPO financeiro?

Se você tem uma empresa de pequeno e médio porte é bastante importante admitir a realidade: você não pode fazer tudo.

Provavelmente você já perdeu várias noites de sono fazendo o possível para tentar tornar sua empresa mais eficiente. Afinal, você quer que a empresa cresça e apresente as devidas compensações depois de tanto trabalho, não é mesmo?

Mas todo esse esforço pode não surtir o efeito desejado. O uso excessivo de seus recursos próprios pode colocar uma pressão indevida em toda a organização e, em última análise, tornar a empresa menos produtiva.

É preciso manter seus fluxos de trabalho gerenciáveis. Para isso, a terceirização de processos de negócios, como o BPO financeiro é uma solução interessante. Conheça seus benefícios:

Redução de custos

Um dos maiores benefícios e principais motivos para as empresas que realizam o BPO financeiro é a redução de custos.

Normalmente, no mundo dos negócios, uma grande parte dos custos indiretos é composta por mão de obra. Todo o processo de contratação, treinamento e integração também pode ser bastante oneroso.

A terceirização de processos financeiros pode ser uma ótima solução para empresas de qualquer tamanho que precisam alocar recursos com sabedoria quando se trata de funcionários.

Como o time terceirizado trabalha fora da sua empresa, você não precisa se preocupar em garantir espaço no escritório, materiais, equipamentos e recursos suficientes para um novo funcionário local.

Capacidade de competir com empresas maiores

A terceirização de processos financeiros pode ser bastante relevante para empresas de pequeno e médio porte, representando uma vantagem sobre seus concorrentes.

Como quase todos os ramos apresentam a concorrência acirrada das grandes empresas, o BPO pode permitir que as PMEs funcionam sem sobrecarga de custos, otimizando sua capacidade de operação.

Mais flexibilidade e escalabilidade

Quando as empresas utilizam o BPO financeiro de forma eficaz, ele pode trazer à organização um maior potencial de crescimento e flexibilidade no negócio como um todo.

Ao expandir uma empresa, muitas vezes é necessário fazer novas contratações para, por exemplo, impulsionar as vendas, o desenvolvimento de negócios ou o suporte ao cliente.

Às vezes, essas novas aquisições podem ser prematuras, pois há incerteza sobre a relação entre as novas despesas versus receita garantida, o que pode tornar este passo um grande risco financeiro.

O BPO financeiro pode reduzir significativamente os riscos e permitir que sua empresa aumente ou reduza rapidamente as atividades, conforme necessário. Ele é um ótimo trampolim para empresas que desejam crescer, mas que precisam ser cautelosas ao elevar suas despesas.

A flexibilidade que o BPO oferece pode ser extremamente valiosa para todos os tipos de empresas, mas especialmente aquelas em fase de crescimento.

Economia de tempo

O BPO financeiro pode permitir que sua empresa tenha mais tempo para realizar funções estratégicas mais relevantes.

Quando você terceiriza tarefas repetitivas, pode ter mais tranquilidade quanto à qualidade da realização destas, além do tempo livre para aproveitar as qualificações essenciais do seu time interno.

Colaboradores que utilizam suas melhores habilidades, são mais felizes e realizados. A satisfação do funcionário leva a uma melhor produtividade, que resulta em maior eficiência no local de trabalho.

Se você quer saber como sua empresa pode fazer um BPO financeiro de qualidade, converse com a Controle Agora. Oferecemos diversos serviços financeiros, com a qualidade e segurança que sua empresa precisa. Agende uma reunião conosco e conheça melhor nossa gama de produtos e serviços de BPO financeiro.