Quais as atribuições da contabilidade fiscal?

contabilidade fiscal

Quais as atribuições da contabilidade fiscal?

Quais as atribuições da contabilidade fiscal? 1200 668 Controle Agora

A contabilidade fiscal, embora possa não estar relacionada à atividade fim de uma empresa, é uma base muito importante para o sucesso de seu negócio e também para deixá-lo em dia com as obrigações tributárias e outros deveres em relação ao governo.

Os empresários brasileiros precisam arcar com uma das maiores cargas tributárias do planeta, com percentual que pode chegar a 40%. O regime tributário amplia a necessidade de fazer um bom trabalho de contabilidade fiscal em seu departamento financeiro.

Talvez você já conheça a importância dessa atividade, mas ainda esteja em dúvida em relação às atribuições da contabilidade fiscal. Veja neste artigo mais informações sobre as atividades de um contador fiscal e descubra se a terceirização é o melhor caminho para sua empresa.

As principais atribuições

A principal função da contabilidade fiscal é o registro de contas. O contador mantém um registro sistemático de todas as transações financeiras de uma empresa. Isso permite que a empresa prepare suas demonstrações financeiras a partir de tais registros para apurar o lucro ou prejuízo do ano e avaliar a posição financeira da empresa no balanço patrimonial.

A manutenção dos livros de contas também é importante para a gestão. Ele apoia seu processo de tomada de decisão e os auxilia no planejamento futuro. E esse registro sistemático requer a habilidade, conhecimento e experiência de um contador.

Além do registro de contas, a contabilidade fiscal também é responsável por atividades como:

  • auditoria estatutária;
  • auditoria interna;
  • tributação;
  • contabilidade de custos;
  • assessoria financeira.

Conheça todas as funções da contabilidade fiscal

Um bom especialista em contabilidade possui uma equipe treinada para trabalhar em seus dados financeiros. O acesso a contadores especializados é uma situação de ganho mútuo para ambas as empresas e garante que as tarefas sejam concluídas com precisão.

Gerenciar finanças é uma tarefa que consome bastante de sua equipe. Investir muito tempo em contabilidade talvez não seja o melhor caminho para sua empresa, se ela tem outra atividade fim. Quer uma consultoria completa em contabilidade fiscal? Conheça os serviços da Controle Agora.

Open chat