Prestador de Serviços PJ: quais são suas obrigações fiscais?

prestador de serviços PJ

Prestador de Serviços PJ: quais são suas obrigações fiscais?

Prestador de Serviços PJ: quais são suas obrigações fiscais? 1200 668 Controle Agora

Trabalhar como Prestador de Serviços PJ tem seus benefícios, porém, vem acompanhado de cuidados contábeis. Será que você os conhece?

Se há alguns anos todos trabalhavam com contrato CLT, hoje, a realidade é outra. Cada vez mais, vemos as ofertas de emprego acompanhadas pela sigla “PJ”.

Trazendo para o corpo de funcionários uma pessoa que atuará sob a figura de Pessoa Jurídica, um prestador de serviços PJ atua assim como todos os outros, porém, sem vínculo empregatício.

Sem muitas alterações no dia a dia do colaborador, a grande diferença está no fluxo financeiro: um funcionário PJ deve ter um CNPJ ativo para emitir notas fiscais. Além disso, ficam de fora impostos, como INSS.

Impactos

Um funcionário PJ não tem os mesmos benefícios disponibilizados pela CLT: isso quer dizer que a aposentadoria fica por conta própria – por meio de uma previdência privada, por exemplo -, assim como férias e 13º são acordados, e não itens obrigatórios.

Ou seja, um funcionário PJ precisa ser organizado financeiramente e sempre pensar em seu futuro.

Mas afinal, quais são as suas obrigações?

Como vimos acima, atuar como PJ pode ser de grande valia para alguns – tudo depende de inúmeros fatores. É importante considerar as opções e balancear se vale a pena ou não para você.

O que não podemos deixar de lado é a importância de ter ao lado especialistas em contabilidade: a partir desse contrato, você deverá se responsabilizar pelo recolhimento de tributos e também pela Declaração de Imposto de Renda como PJ.

Sabemos que as burocracias envolvidas nesses processos não são poucas, não é? É preciso conhecer todas as exigências e atendê-las de forma minuciosa.

Para facilitar – e garantir que tudo estará nos eixos, não se arrisque: tenha ao lado quem entende do assunto.

A Controle Agora pode ser a peça-chave para isso.

Se você necessita de uma empresa de assessoria financeira e contábil que opere com alta tecnologia e caiba no seu orçamento, você acaba de encontrar a solução! Converse conosco e veja como nossos serviços são inovadores.