O que é fluxo de caixa?

Fluxo de Caixa

O que é fluxo de caixa?

O que é fluxo de caixa? 1200 668 Controle Agora

O controle financeiro de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, o tempo todo, existem entradas e saídas de dinheiro, o que pode envolver diversos funcionários que desempenham tarefas distintas.

Quando se fala em fluxo de caixa, mil conceitos vêm a mente, e nem sempre estes são aplicados da forma adequada dentro de um negócio.

A seguir, saiba mais sobre o assunto, e entenda a importância da adoção de uma gestão financeira eficiente em seu negócio.

Fluxo de Caixa

Afinal, o que é o fluxo de caixa?

De maneira geral, pode-se entender o fluxo de caixa como todas as entradas e saídas de dinheiro que ocorrem em um negócio, sem que nenhuma despesa ou lucro seja desconsiderado.

A importância de tal fluxo estar completo é principalmente no sentido de estimar os ganhos e crescimento do negócio. Só assim é possível conhecer a margem de lucro e também observar eventuais prejuízos.

Como o controle pode ser feito?

O controle total das finanças nem sempre é uma tarefa simples, principalmente quando se fala em empresas de grande porte.

Sem dúvidas, o primeiro passo é que se tenha uma única pessoa responsável pelo fluxo de caixa, preferencialmente um colaborador com conhecimento de área financeira e/ou administração.

Além disso, contar com um sistema de planilhas e/ou software específico para esta tarefa, pode otimizar os resultados e facilitar a visualização dos ganhos e gastos.

Por fim, é essencial que se realize uma análise crítica dos resultados, pois só assim será possível conhecer a realidade das finanças do seu negócio.

Por que gerenciar as finanças de maneira detalhada?

Infelizmente, nem todos os empreendedores reconhecem a importância que o fluxo de caixa têm sobre a gestão de um negócio. Sendo assim, esperamos que você não cometa o mesmo erro!

A seguir, conheça algumas das vantagens e benefícios de se contar com um estrito controle das finanças de sua empresa:

  • Conhecer áreas de maior despesa dentro da empresa;
  • Visualizar quais são os clientes de maior potencial;
  • Observar quais despesas poderiam ser cortadas e/ou reduzidas;
  • Estimar a porcentagem de crescimento e lucro dos produtos;
  • Determinar o gasto exato com cada uma das áreas e etapas da produção;
  • Comparar épocas e meses do ano;

Além disso, contar com empresas e profissionais que tenham experiência no assunto será uma grande jogada para multiplicar seus ganhos e o crescimento do seu negócio no ano de 2020.

Portanto, reveja a gestão financeira e o fluxo de caixa da sua empresa.  Não deixe de conferir o blog da Controle Agora para continuar recebendo dicas para melhorar a vida financeira do seu negócio!