Balanço Patrimonial: o que é e qual a sua importância?

balanço patrimonial

Balanço Patrimonial: o que é e qual a sua importância?

Balanço Patrimonial: o que é e qual a sua importância? 1200 668 Controle Agora

Diante de tantos processos importantes, o Balanço Patrimonial não pode ser deixado de lado. Vamos entender por que é importante “fechar para balanço”?

Análise: essa é uma das realizações mais importantes do mundo empreendedor. Ao desacelerar e voltar as atenções para o patrimônio em si, avaliando o panorama geral do negócio, é possível descobrir muitas informações relevantes – tanto negativas, quanto positivas.

Para apoiar o processo de conhecimento, surge o Balanço Patrimonial: com essa ferramenta, uma empresa pode entender, de forma completa – ou seja, quantitativa e qualitativa – qual é a situação real de seus rendimentos. A atividade, sem dúvidas, apoiará as decisões importantes ao mesmo tempo em que traça uma jornada futura.

Indo a fundo

Se eu te disser que com apenas um documento é possível entender qual é a evolução de patrimônio de sua corporação dentro de um período, você acredita?

Pois é! O Balanço patrimonial faz uma auditoria individual, olhando para cada área de empresa. Assim, é possível conferir todos os bens: de estoque a produtos, até mesmo matéria-prima e maquinário.

Com todos esses dados em mãos, começa, então, o acompanhamento e controle de custos. Além disso, torna-se possível mapear e desenhar quais serão os próximos passos em questões financeiras.

 Cuidados

Para que você realize o Balanço Patrimonial de sua corporação de forma exemplar, recomendamos que conte com aqueles que entendem do assunto!

Entretanto, conhecimento nunca é demais: de modo geral, podemos dizer que a estrutura do balanço patrimonial é composta por três etapas de avaliação. Vamos conferir e entender como este processo funciona?

Ativos

Os ativos são todos os seus bens e direitos. Ou seja: todas as posses da corporação naquele momento. Como dissemos acima, tudo é válido. Pense nos ativos como tudo aquilo que pode, num futuro próximo, ser intermediário ou, de fato, uma receita.

Passivos

Para reconhecer os passivos, devemos considerar tudo o que a empresa deve. Aqui, entram obrigações financeiras, contas fixas e também dívidas.

Veremos, então, todos os boletos de fornecedores, pagamentos de funcionários e até mesmo contas de água e luz.

Patrimônio Líquido

Com os resultado dos dados acima expostos, você terá as principais informações necessárias para descobrir o seu Patrimônio Líquido. Basta subtrair: passivos – ativos.

O resultado obtido será o seu montante – ou o dinheiro “em caixa”. O esperado é que ele cresça todos os meses, incrementando o seu patrimônio e acumulando lucros.

 Além do básico

Agora que você já sabe o que é preciso para realizar o seu Balanço Patrimonial, viemos reforçar a importância de realizá-lo.

O Balanço Patrimonial consegue avaliar diversos aspectos do empreendimento ao mesmo tempo, utilizando recursos sólidos. Os dados serão valiosos para sustentabilidade e crescimento de sua corporação.

Para tomar decisões assertivas e seguras, conte com quem entende do assunto e realize o seu Balanço Patrimonial!  Agende uma reunião conosco e confira tudo o que podemos fazer por você e sua empresa.