Horas extras durante a quarentena: como funciona?

horas extras na quarentena

A pandemia da Covid causou muitas mudanças no mundo e impulsionou diversas transformações. O aumento do trabalho home office foi uma delas. Algumas empresas tiveram que fechar as portas por alguns dias para desacelerar o contágio. Como, então, ficam as horas extras na quarentena?

A medida provisória 927 de 2020 trouxe diversas mudanças na questão trabalhista, especificamente sobre os bancos de horas. Será que elas ainda valem?

O que é o banco de horas?

O banco de horas é um recurso que controla a carga horária de trabalho dos empregados. Podendo o saldo ser positivo ou negativo, de acordo com as horas trabalhadas. Se o funcionário trabalhar mais do que as horas previstas em contrato, ele pode receber folgas.

Veja também:

Como ficam as horas extras na quarentena?

Muitos funcionários foram liberados de suas atividades por força maior, isto é, pelas restrições da pandemia. Com isso, a MP permitiu que as empresas criassem um banco de horas invertido. No entanto, sua vigência aconteceu apenas até julho de 2020. Agora, as regras voltam a ser como eram.

Nesse tipo de banco de horas, o funcionário ficaria de compensar as horas não trabalhadas para a empresa. Assim, as horas extras que o empregado trabalhasse por conta disso não serão remuneradas.

Esse era um direito que as empresas tinham de optar, podendo ou não fazer o uso. Caso colocasse em prática, o funcionário trabalharia até duas horas a mais no dia para compensar as horas não trabalhadas.

Como calcular o banco de horas?

Nesta planilha de cálculo de horas extras, você tem um modelo pronto para deixar tudo em dia com seus funcionários. Para uma consultoria especializada em contabilidade para sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo neste link.

Open chat