Empreendedor: qual a importância das documentações contábeis?

documentações contábeis

Empreendedor: qual a importância das documentações contábeis?

Empreendedor: qual a importância das documentações contábeis? 1200 668 Controle Agora

Muitas transações comerciais ocorrem todos os dias em uma empresa, controladas por diferentes documentações contábeis. Alguns desses documentos são registrados para relatórios operacionais, enquanto outros são os documentos contábeis usados para registrar relatórios financeiros.

Enquanto empreendedor, compreender quais são os documentos contábeis mais importantes vai ajudá-lo a se comunicar melhor com seu departamento financeiro e contador. Por isso, veja aqui as principais documentações contábeis.

Saiba mais

Os documentos contábeis mais importantes

O Jornal Contábil traz uma lista de 6 documentos contábeis mais importantes para uma empresa. Confira quais são eles:

  • Notas Fiscais: os documentos oficiais de faturamento da empresa. A venda de produtos e serviços sem nota constitui crime de sonegação fiscal. Além disso, são as NFs que comprovam compras, custos de operação, despesas e movimentação de impostos.
  • Dados e cópias de despesas diversas: contas como de água, energia e telefone não geram Notas Fiscais ou arquivos XMLs. Por isso, o envio das cópias ao contador é tarefa obrigatória.
  • Extratos bancários: registram as despesas e as receitas financeiras do negócio, incluindo ganhos de aplicações e pagamento de taxas e tarifas bancárias.
  • Extratos de meios de pagamentos: um exemplo são os recebíveis de cartão de crédito não são pagos à vista pela operadora, ou seja, você não tem a movimentação no extrato bancário assim que faz a venda.
  • Comprovantes de impostos e encargos trabalhistas pagos: aprovisione os débitos referentes a isso, antes que as contas sejam compensadas. O comprovante de pagamento serve para liquidar o compromisso e dar baixa no aprovisionamento.
  • Documentos de profissionais autônomos: quando contratar profissionais para limpeza, pintura, manutenção, entregas e ou de qualquer atividade que não tenha vínculo CLT, conte os documentos de contratos de prestação de serviço e notas fiscais.

Conte com um especialista em contabilidade

Conte com suporte contábil especializado para sua gestão de documentos e fluxo de caixa. Se você quer uma consultoria sobre o assunto, conheça os serviços da Controle Agora para BPO Financeiro.

Open chat