Empreendedor: quais os primeiros passos para abrir uma empresa

empresa

Empreendedor: quais os primeiros passos para abrir uma empresa

Empreendedor: quais os primeiros passos para abrir uma empresa 1200 668 Controle Agora

Entenda o que você precisa fazer para iniciar um novo negócio

Nesses tempos de pandemia, torna-se cada vez mais comum a iniciativa de mudar de carreira e abrir o próprio negócio. Se você quer empreender, é importante organizar quais os primeiros passos para abrir uma empresa.

Caso você já saiba exatamente qual será o ramo do seu negócio, é fundamental iniciar a criação de um plano de negócios.

Este plano deve levar em conta todo o tipo de informação que você possa reunir, abrangendo os mais diversos aspectos da nova empresa como mercado, finanças, marketing, localização do empreendimento, e outros.

Existem diversos modelos de plano de negócio disponíveis que podem ajudar você a organizar o que é mais relevante no seu caso.

Lembre-se que abrir uma empresa sem um plano de negócios é como pegar um carro sem saber dirigir. Portanto, esta é uma etapa fundamental se você quer ter uma experiência bem sucedida.

Como formalizar uma empresa nova?

Saiba que além de ter uma ideia e um plano de negócios, formalizar a sua operação é bastante importante. Não pense ser esta apenas uma questão burocrática.

A formalização de uma empresa traz diversas vantagens como a possibilidade de acesso à linhas de crédito, segurança, possibilidade de fechamento de parcerias e recebimento de subsídios governamentais, entre outras.

Permanecer na informalidade traz alguns riscos para o empresário. A diminuição das suas possibilidades de crescimento, bem como o risco de multas ou perda de mercadorias, fazem da formalização algo imprescindível para a segurança da sua operação.

Cada estado possui algumas peculiaridades no quesito da formalização de empresas. Porém, os quesitos abordados a seguir são comuns para todo o Brasil.

Opcão por MEI ou Microempresa

Se o seu empreendimento é de pequeno porte, você pode tornar-se um MEI ou abrir uma Microempresa.

Para se registrar como MEI ou Microempreendedor Individual, o processo pode ser totalmente feito via Internet.

Entretanto, se o modelo ideal para você for o de microempresa, é necessário ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde a empresa vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social.

Defina a atuação e constituição da empresa

Com a ajuda de um profissional de contabilidade, é possível definir a forma mais adequada de atuação e constituição da empresa.

É possível atuar como empresário, autônomo e constituir uma sociedade empresária, sociedade simples, sociedade limitada, sociedade autônoma, entre outras opções.

Escolha seu nome empresarial

O nome empresarial de um negócio pode ser de duas espécies.

Firma

Caracteriza-se quando o nome é utilizado pelas modalidades de empresário individual, sociedades em nome coletivo, de capital e indústria, e em comandita simples. Como opção, também pode ser utilizado pelas sociedades limitadas.

Denominação

Caracteriza-se quando o nome é utilizado pelas sociedades anônimas e cooperativas e, também caso haja opção, pelas sociedades limitadas e em comandita por ações.

Registre seu domínio na Internet

Para que sua empresa seja reconhecida e encontrada nos mecanismos de busca como o Google, é  fundamental registrar um domínio inédito para seu site na Internet.

O primeiro passo para o registro de um domínio virtual (endereço do site) com extensão .br é acessar o site Registro.br (registro de domínios para a Internet no Brasil) e fazer o seu cadastro.

É fundamental verificar se o domínio já não está registrado. Se a pesquisa resultar em “Domínio disponível para registro”, isso significa que sua empresa está apta a registrá-lo.

Se você quer uma consultoria de qualidade para abrir a sua empresa, você precisa conhecer os planos e serviços da Controle Agora.

Oferecemos o combo de serviços que você necessita, de acordo com seu orçamento. Converse conosco.