Como fazer o Valuation da sua empresa

valuation

Como fazer o Valuation da sua empresa

Como fazer o Valuation da sua empresa 1200 668 Controle Agora

Entenda o que é Valuation e como é feita essa análise

Se você tem uma empresa, sabe o quão importante é saber qual o valor dela no mercado. Para isso, existem métodos de avaliação que são utilizados para fazer o chamado Valuation.

Em outras palavras, Valuation é o processo analítico de determinar o valor atual ou projetado de um ativo ou empresa.

Existem muitas técnicas usadas para fazer realizar um Valuation. Geralmente, ele é feito por uma equipe de analistas que avaliam setores de uma empresa como a gestão do negócio, a composição de sua estrutura de capital, a perspectiva de resultados futuros e o valor de mercado de seus ativos, entre outras métricas.

A chamada análise fundamentalista é frequentemente empregada no Valuation, embora vários outros métodos possam ser empregados, como o modelo de precificação de ativos de capital (CAPM) ou o modelo de desconto de dividendos (DDM).

Por que o Valuation é importante?

Se você for vender sua empresa ou comprar uma, calcular o valor do negócio é essencial. Mas esta não é a única razão da importância do Valuation.

Caso você esteja procurando financiamento, credores, bancos de investimento e capital de risco certamente vão querer saber o valor da sua empresa.

Se você tem uma sociedade e um dos seus sócios quiser se desligar, você precisará calcular o valor da participação dele na empresa.

Por exemplo, seu sócio pode querer um valor mais alto pela participação dele do que você acha que ela realmente vale. É por esses e outros motivos que a adoção de métodos objetivos de Valuation são tão importantes.

Também em caso um divórcio, um Valuation da empresa pode ser necessário para que seja possível dividir bens matrimoniais de forma equitativa.

Quais métricas considerar para o Valuation?

Existem diversas maneiras de determinar o valor de mercado de sua empresa. Algumas das métricas mais importantes do Valuation são:

Valor dos ativos

É a soma do valor de tudo o que a empresa possui, incluindo os equipamentos e estoque. É necessário subtrair quaisquer dívidas ou passivos.

O balanço da empresa é um ponto de partida para determinar o valor da empresa.

Valor das receitas

Quanto o negócio gera em vendas anuais? Faça este cálculo e determine, por meio de um corretor da bolsa ou de negócios, quanto um negócio típico em seu setor pode valer caso tenha um determinado nível de vendas.

Múltiplos de lucros

Uma métrica bem relevante é o chamado múltiplo dos lucros da empresa, ou a relação preço- lucro (P/L).

Para isso, é preciso estimar o faturamento da empresa para os próximos anos. Por exemplo, se um índice P/L típico for 15 e os ganhos projetados forem de R$ 200.000 por ano, o valor estimado do negócio é R$ 3 milhões.

Fluxo de caixa descontado

A análise do fluxo de caixa descontado é uma fórmula complexa que olha para o fluxo de caixa anual da empresa, o projeta no futuro e desconta o valor do fluxo de caixa futuro do de hoje, usando um cálculo chamado de “valor presente líquido”.

Você também pode ir além das fórmulas financeiras. Além de basear sua avaliação do valor do negócio em cálculos numéricos, é possível considerar o valor da empresa com base em sua localização geográfica, por exemplo.

Além disso, pode ser calculado o valor estratégico potencial para um possível comprador, caso haja sinergias de negócios.

Se você precisa ter a vida financeira da sua empresa em dia para cálculo do Valuation você precisa conhecer os serviços de última geração que a Controle Agora oferece. Converse conosco e saiba tudo o que podemos fazer para organizar os números da sua empresa.