Como é a rotina financeira de sua empresa?

Rotina Financeira

Como é a rotina financeira de sua empresa?

Como é a rotina financeira de sua empresa? 1200 668 Controle Agora

Quais práticas têm sido adotadas dentro da sua empresa para otimizar o gerenciamento das finanças? Quem é o responsável por esta tarefa?

Muito comumente, as transações financeiras são feitas de modo automático, e não há tempo para realizar uma análise minuciosa de tudo que vem acontecendo.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas de boas práticas que devem ser adotadas, no sentido de melhorar a administração das finanças do seu negócio!

Rotina Financeira

1) Gestão de Contas

Quem tem cuidado das contas a pagar e a receber da empresa? Muito comumente, estas duas tarefas são divididas entre pessoas diferentes, o que pode levar a empresa ao caos.

Embora os pagamentos possam ser feitos por vários colaboradores, é essencial que se tenha um responsável pela análise “crítica” do fluxo de caixa, no sentido de conhecer todos os gastos e entradas.

Quando esta gestão rigorosa não é feita, pode-se ter um prejuízo em curto período de tempo.

2) Atenção aos impostos

Você como empreendedor, deve estar cansado de saber que os impostos a serem pagos dentro de uma empresa são altíssimos, e correspondem a uma grande parcela da saída mensal.

Mas, além da preocupação em ter o dinheiro para pagar tais impostos, é essencial estar constantemente atualizando-se sobre as tarifas e taxações.

O atraso do pagamento destes títulos pode resultar em altíssimos juros, multas, e até mesmo levar à falência de uma empresa. Portanto, esteja sempre atento!

3) Gerenciamento de riscos

Como a sua empresa conseguiria reagir diante de um imprevisto? Existe algum caixa para isso?
Possuir uma reserva financeira é de extrema importância quando se fala na “saúde” de um negócio, visto que essa será crucial para que um negócio continue a existir diante de uma crise.

Além disso, possuir algum dinheiro guardado permite que pagamentos a vista sejam feitos (o que pode resultar em descontos), minimiza a necessidade de empréstimos, dá a possibilidade de trabalhar com estoques (caso o ramo seja produção), e muito mais.

Rotina Financeira

4) Planejamento financeiro

Muito além de permitir que uma empresa sobreviva financeiramente, é preciso que haja planos para que esta cresça dentro do mercado atual.

Para que o crescimento seja possível, torna-se necessário algum investimento. E, tal investimento só acontecerá se houver planejamento financeiro.

Portanto, é essencial que se tenha algum responsável por tal planejamento dentro da empresa, e que este seja um indivíduo capacitado em administração e com mentalidade empreendedora.

Além disso, é indispensável que haja organização e um rígido controle financeiro, para que seja possível traçar perspectivas, evitando investimentos desnecessários e/ou que possam levar a falência do negócio.

5) Conte com a contabilidade

Além de contratar funcionários capacitados em administração e finanças, a contabilidade é quem será o setor responsável pelo controle rigoroso de todo o dinheiro de um negócio.

Embora alguns empreendimentos tenham este serviço interno, muitas empresas optam por terceirizar contadores, o que também é uma prática viável e que pode resultar em diminuição dos custos.

Portanto, contar com a contabilidade é uma boa prática para quem deseja otimizar as finanças e alavancar um negócio!

Gostou de saber mais sobre como administrar sua rotina financeira?! Então continue acompanhando a Controle Agora e confira muito mais dicas.