Como cuidar do seu capital humano perante a crise?

capital humano

Como cuidar do seu capital humano perante a crise?

Como cuidar do seu capital humano perante a crise? 1200 668 Controle Agora

Seus funcionários precisam de apoio para manter a empresa saudável

É inegável que a pandemia do Covid-19 está mudando a rotina de todas as empresas do mundo. À medida que o vírus se espalha, a sociedade, a economia e os negócios estão sendo impactados. Então, é bastante importante conseguir cuidar do seu capital humano perante a crise.

Entre as principais preocupações dos líderes de empresas estão como minimizar o impacto financeiro da pandemia nos negócios e também no desempenho dos funcionários.

Como cuidar da reestruturação do seu capital humano?

Primeiramente, é muito importante preservar uma comunicação sincera e direta com todo o time. O comportamento dos líderes em momentos críticos deixará uma marca duradoura no na cultura da empresa.

Portanto, uma comunicação e interação consistentes e eficazes podem fortalecer a empresa e aprimorar sua cultura. Lembre-se que é hora de rearranjar o presente para crescer no futuro.

Implemente opções de trabalho flexíveis e remotas

Filhos em casa, quarentena em diversos setores, crise econômica. Tudo isso pode aumentar o estresse e a pressão sobre seus funcionários.

Você precisa responder às necessidades de seu pessoal entendendo as atuais contingências como, por exemplo, preparar-se para adaptar os funcionários em grupo de risco, em home office, bem como lidar com ausências em um período de 15 dias de alguém que apresente sintomas do Covid.

Considere a possibilidade de preparar planos de substituições temporárias para os principais cargos e funções críticas em seu negócio.

Compartilhe as sempre informações atualizadas e relevantes sobre o Covid-19 e as recomendações de prevenção. Use apenas fontes de informação abrangentes, como a Organização Mundial de Saúde.

Você também pode estabelecer um contato direto de consultoria com profissionais de saúde relevantes para sanar as dúvidas dos seus colaboradores.

Considere fornecer um suporte psicológico e financeiro

A situação é crítica tanto para empregadores quanto para funcionários. Mas, na medida do possível, mantenha seu time mais seguro, provendo facilidades como assistência de emergência, coberturas de seguro adicional, e pagamentos regulares em dia.

Organize um ambiente de trabalho seguro

Será necessário investir na compra de equipamentos e suprimentos médicos, por exemplo, termômetros, máscaras, álcool gel, e monitorar a saúde dos funcionários e a desinfecção dos locais de trabalho.

Tudo isso vai viabilizar a reabertura de muitos negócios, inclusive cumprindo novos protocolos de exigências sanitárias dos governos.

Também será necessário desenvolver e comunicar regras claras para os funcionários que possam estar em risco, como os que viajaram para o exterior por motivos pessoais ou estavam em viagens de negócios. Isso inclui a exigência de um auto-isolamento de 14 dias e o cancelamento de todas as reuniões com os clientes e colegas de trabalho.

Pode parecer complicado, mas é importante lembrar que enfrentamos situações de crise também no passado. As pessoas são o ativo mais valioso para os seus negócios, por isso neste momento é preciso oferecer suporte a elas.

Da mesma forma, certamente seus funcionários mostrarão grande interesse em se manterem produtivos e inseridos no mercado de trabalho.

Se você necessita de ajuda para preparar seu controle financeiro para as novas contingências exigidas pela pandemia, você precisa conhecer a Controle Agora. Oferecemos diversos serviços, que certamente viabilizarão a economia de seus recursos financeiros, o que facilitará a sobrevivência da empresa e o crescimento no futuro. Venha conversar conosco.