Burocracia administrativa

burocracia

Burocracia administrativa

Burocracia administrativa 1200 668 Controle Agora

Já pensou em como a burocracia pode atrapalhar os processos internos de uma empresa? A terceirização destes serviços pode ser um processo vantajoso na otimização do tempo e de custos.

A burocratização pode ser definida como o excesso de hierarquia dentro de processos, podendo estes ser internos de uma empresa ou tangentes a ela.

Como exemplo, podemos falar do próprio processo de abertura de uma empresa, em que inúmeros documentos são necessários, além do pagamento de taxas e impostos.

Agora, quando se pensa no dia a dia, é muito provável que tais processos atrapalhem no andamento das atividades e você nem tenha se dado conta.

A seguir, reflita sobre o assunto e conheça uma solução para o problema:

Como a burocratização atrapalha sua empresa?

É muito provável que você nunca tenha parado para pensar no impacto da burocratização sobre o andamento do seu negócio. Ou, ainda, tenha contratado funcionários que se encarregam de tais processos, mas nem sempre lhe passem a real situação administrativa da empresa.

A seguir, conheça os principais pontos afetados:

1) Necessidade de mais funcionários responsáveis

Seus colaboradores que estão encarregados das questões administrativas da empresa, sem dúvidas, perdem muito tempo do seu trabalho resolvendo questões burocráticas.

Além disso, precisam dedicar grande tempo com pesquisa daqueles processos que não tem conhecimento, realizar ligações para terceiros responsáveis por cada um dos documentos, e muito mais.

2) Perda de dinheiro

Ainda que existam pessoas encarregadas de cuidar dos processos administrativos, nem sempre é possível dar conta de tudo.

Em meio a toda a “papelada”, sempre fica algum processo de fora, e faz com que a empresa perca prazos. Com isso, consequentemente pode ser necessário o pagamento de taxas e juros, o que se traduz em prejuízo.

3) Atraso nos resultados

Determinados processos burocráticos impactam diretamente nos resultados de uma empresa. Por exemplo, um processo fiscal pode atrasar uma obra que serviria de melhoria e aumento da produção.

Quando não se tem pessoas capacitadas para dar andamento em tais processos, estes podem atrasar muito além do previsto.

4) Impacto na tomada de decisões

Dentro da administração empresarial, o tempo todo é necessário tomar decisões. Quando o gestor se depara com burocracias, estas são interpretadas como barreiras, difíceis de serem vencidas.

Portanto, é natural que se opte por caminhos mais fáceis, embora estes nem sempre tragam os mesmos resultados que os demais.

Como eliminar a burocracia do seu dia a dia?

Conforme refletido no tópico anterior, é certo que a burocracia impede o andamento da sua empresa, além de atrasar processos, gerar custos e muitos outros empecilhos.

Se você deseja uma maior agilidade administrativa, além de eliminar diversas preocupações relacionadas com a gestão, pode optar por profissionais que entendam do assunto.

A terceirização de processos administrativos vem sendo adotada por grandes empresas, as quais ocupam posições de destaque no cenário atual.

Dentre as vantagens em se contratar este tipo de serviço, está:

  • Maior agilidade no andamento de processos;
  • Desburocratização do dia a dia;
  • Menores despesas com administração.

Gostou de saber como evitar a burocracia na sua empresa? Nós podemos te ajudar e se quer mais dicas e informações não deixe de acompanhar os demais artigos do blog da Controle Agora.