KPI: A importância dos indicadores para a gestão empresarial

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KPI: A importância dos indicadores para a gestão empresarial

KPI: A importância dos indicadores para a gestão empresarial 1200 668 Controle Agora

Entenda por que os KPIs são fundamentais para sua empresa

Todos sabemos que medir os indicadores chave de desempenho, ou KPIs, tem grande importância para a gestão empresarial. No entanto, na prática muitas empresas não sabem exatamente o que devem medir e como podem utilizar estas poderosas ferramentas.

Os KPIs (Key Performance Indicators) são métricas importantes para garantir que você atinja qualquer objetivo em sua empresa.

Os indicadores de gestão são mais do que apenas números que você apura mensalmente. Na verdade, eles permitem que você entenda o desempenho de seus negócios, a fim de fazer ajustes na execução e atingir seus objetivos estratégicos. Conhecer e medir os KPIs certos ajudará você a obter bons resultados mais rapidamente.

Para que devo medir os KPIs da empresa?

Conheça a seguir algumas razões pelas quais você deve medir seus indicadores de gestão empresarial e quais deles são os mais importantes.

Monitorar a saúde geral da empresa

Os KPIs são um excelente indicativo da saúde da empresa. Procure apenas medir os números das áreas em que você deseja efetuar mudanças. Desta forma, será possível focar mais seus esforços.

É importante mensurar alguns KPIs em cada uma dessas quatro categorias: funcionários, clientes, processos e receita. Elas se enquadram nas áreas de recursos humanos, satisfação do cliente, processos e estratégia de negócios, e outras.

Então, primeiro certifique-se de escolher os KPIs certos para sua empresa e depois se preocupe com quem será responsável por cada um deles.

Medir o progresso de metas ao longo do tempo

Acompanhe os principais indicadores de resultados, como receita, margem bruta, número de escritórios ou lojas, número de funcionários etc.

Por exemplo, você pode definir metas no início de cada ano ou trimestre e verificar os KPIs mensalmente, para medir seu progresso em direção a estas metas.

Definir os KPIs certos ajuda a medir seu progresso em direção aos objetivos e estratégias do negócio a longo prazo.

Fazer ajustes e manter-se no caminho correto

Além de seus resultados, você também precisa de indicadores para saber quando há algum risco de que seus objetivos não sejam cumpridos, antes que seja tarde demais.

Nesse caso, os KPIs funcionam também como um alerta para a prever o que acontecerá, protegendo seus resultados futuros. Os indicadores de gestão informam se a empresa está no caminho certo para alcançar os resultados desejados.

Os KPIs possuem duas características principais:

1- São mensuráveis

2- Você pode influenciá-los diretamente.

Analisar padrões ao longo de um período

Se você medir os mesmos KPIs mês a mês, poderá começar a detectar padrões nos seus números. Existem inúmeras maneiras em que esses padrões podem ajudar a empresa.

Talvez você possa prever quando será o período mais lento do ano e usar esse tempo para fazer uma atualização do sistema ou um treinamento para os colaboradores.

Ou então, você pode ver em seus KPIs que há alguns membros da equipe com desempenho insatisfatório ou acima da média e usar esses dados para redistribuir tarefas etc.

Resolver problemas ou aproveitar oportunidades

Faça um painel com uma combinação de KPIs para ter as informações certas ao seu alcance para resolver problemas ou visualizar oportunidades.

Digamos que você esteja com uma queda nas vendas. Você pode identificar diversos KPIs que podem ajudar a reverter essa situação. Por exemplo, o número de contatos de interessados recebidos, o número de visitas a clientes realizadas, o número de participações em feiras de negócios etc.

Organize esses KPIs em um painel e acompanhe-os semanalmente para encontrar a estratégia certa que ajude a gerar mais vendas.

Outro exemplo, digamos que você tenha uma ideia de um novo produto. Talvez você o teste com alguns clientes e use KPIs para validar seu modelo de negócios antes de iniciá-lo em larga escala. Você pode monitorar o número de clientes potencialmente interessados, seu orçamento para suporte ao novo produto, tempo de implementação, número de problemas etc.

Entretanto, não há como medir seus KPIs de forma adequada, se os dados financeiros e contábeis da empresa não forem precisos.

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