A importância do controle de estoque

controle de estoque

O controle de estoque permite você rastrear e gerenciar o estoque de sua empresa à medida que é comprado, fabricado, armazenado e usado. Ele administra todo o fluxo de mercadorias — desde a compra até a venda — garantindo que você sempre tenha as quantidades certas do item certo no local certo na hora certa.

Agora que você sabe como o controle de estoque é algo essencial no funcionamento de uma empresa, leia este artigo com dicas que ajudam a melhorar esse setor em seu negócio.

Como melhorar o controle de estoque

1. Concentre-se nas suas necessidades

Uma maneira de tornar tudo mais fácil é identificar os itens que são mais importantes e focar neles primeiro. É improvável que todos os itens em seu depósito tenham a mesma demanda dos clientes. Mantenha os itens mais vendidos em estoque e você ficará mais perto de manter seus clientes satisfeitos.

2. Melhore o relacionamento com os fornecedores

O relacionamento com os principais fornecedores de sua empresa é importante para garantir um fornecimento confiável, conseguir preços competitivos e compreender as tendências emergentes que podem impactar seus negócios.

3. Conte com um sistema de controle de estoque

É importante como sua empresa lida com quantidades de pedidos, tempos de ciclo de reposição, estoque de segurança, previsões, sazonalidade e muito mais.

Ajuste cada operação de acordo com seu negócio específico, garantindo acompanhar o que funciona e o que não funciona. Você pode fazer isso por meio de uma planilha de controle de estoque.

4. Utilize dados em tempo real

A informação é uma ferramenta poderosa, mas apenas quando é precisa e atualizada. Dados e análises em tempo real — desde rastreamento de estoque até dados de previsão, pedidos automáticos e estoque de segurança individualizado — podem fazer uma diferença real para o seu negócio.

Para obter dados mais precisos, considere usar um software de controle de estoque, já que é a melhor maneira de garantir que as informações de que você precisa estejam sempre ao seu alcance.

5. Aposte no mobile

A tecnologia móvel revolucionou o controle de estoque. A leitura de código de barras, por exemplo, torna o recebimento e o rastreamento de mercadorias muito mais rápidos — e ajuda a eliminar erros desnecessários.

Enquanto isso, os aplicativos de vendas capacitam os vendedores com dados de estoque mesmo quando estiverem em trânsito. Não é mais necessário ficar preso a um computador no escritório.

Tenha uma consultoria especializada

A Controle Agora oferece soluções completas em Contabilidade para apoiar o gerenciamento de sua empresa, com serviços para controle financeiro. Entre em contato conosco agora mesmo.

Open chat